O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

 Os textos devem ser inéditos e entre12  (doze) e 19( dezanove)  páginas, sem contar a bibliografia. Deve conter título centralizado em caixa alta, com o nome do autor em itálico alinhado à direita um espaço abaixo e, numa nota de rodapé, deverá ser informado a titulação do autor, a instituição a que pertence e um e-mail, caso desejar. Antes do início do texto, deve vir um resumo de até 500 palavras, em espaço simples, com cinco palavras-chave, seguido de abstract. Fonte:  Arial ouTimes New Roman 12, espaçamento 1,5 (exceto para o resumo e abstract), margens esquerda e superior com 3 cm, direita e inferior 2 cm.

 APRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS TEXTOS ACADÊMICOS

 Papel: O mesmo tipo de papel deve ser utilizado para a impressão de todas as partes do trabalho. Papel branco de boa qualidade, formato tamanho A4.

Programa para editoração de texto: Winword.

Margens: superior = 3 cm; inferior = 2 cm; esquerda = 3 cm; direita = 2 cm.

Cabeçalho e rodapé: 1,25 cm; Arial 8, em itálico, a partir da 1ª folha da introdução e com a numeração no canto superior à direita.

Texto do cabeçalho: nome da seção ou capítulo (Introdução, método, objetivo, etc.).

Texto do rodapéAv. Santa Leopoldina, 840 – Coqueiral de Itaparica, Vila Velha-ESTel.: (27) 33995555.

Numeração das páginas: Em algarismos arábicos, Arial 8. Começa na 1ª página da introdução à direita superior e termina na última página, antes dos anexos, contando as páginas anteriores não numeradas e excluindo-se a capa e a ficha catalográfica, quando for o caso.

Entre capítulos ou seções: abra sempre uma nova página.

 FORMATAÇÃO DOS DIVERSOS ELEMENTOS DO TRABALHO

Recuos

Fonte: Arial tamanho 12.

Títulos e subtítulos: recuo esquerdo em 0,6 cm; recuo direito em 0; Especial: em deslocamento – Por: 1,25; entre linhas: 1,5.

Parágrafos de texto: recuo esquerdo e direito em 0 cm; Especial na primeira linha em 1,5 cm; entre linhas: 1,5.

O recuo na primeira linha do parágrafo É OBRIGATÓRIO

 Espaçamentos

Entrelinhas: espaço 1,5 cm.

Espaçamento entre o título e subtítulos: antes: 0; depois em automático e  2<enter.> (¶¶).

Espaçamento entre o título (ou subtítulo) e o texto: antes: 0; depois em 6 pontos e 2 <enter> (¶¶).

Espaçamento entre texto e título: antes: 0; depois em automático e  2<enter.> (¶¶).

Espaçamento entre parágrafos: antes: 0; depois no automático e 1 <enter>. (¶).

Espaçamento para ilustrações, quadros e tabelas: entrelinhas em 1,5 e 2 <enter>. (¶¶).

Formatação e separação entre ilustrações

Todas as ilustrações, tabelas ou quadros devem ser posicionados imediatamente após o parágrafo de texto onde a informação é descrita. Todos devem conter título e legenda.

As legendas das ilustrações, tabelas e quadros são posicionadas na parte inferior e precedidas pelo título em negrito: Figura ou Tabela ou Quadro, conforme o casoSão formatadas em fonte menor do que a utilizada no texto

  • Formatação para tabelas: são abertas nas laterais e não devem conter linhas verticais. Todas devem conter título em negrito e legenda sem negrito.

Obs.: Os títulos das tabelas devem conter o fenômeno observado, o local onde ocorreu o evento e a época da ocorrência.

  • Formatação para gráficos: todos os gráficos devem conter: título, nome dos eixos (abscissas e ordenadas) com as respectivas unidades de medidas e legenda.

Obs.: Dependendo do tipo de estudo, as legendas devem conter informações sobre local, data, tipo de análise dos dados e tamanho da amostra ou população e/ou fonte

Parte superior do formulário

 AVALIAÇÃO

 Todos os artigos enviados à revista são submetidos à pareceristas conceituados, a fim de que sejam avaliados de modo imparcial. Os editores reservam-se o direito de introduzir pequenas alterações na redação dos originais, com o intuito de manter a homogeneidade e qualidade da revista, respeitando, porém, o estilo e as opiniões dos autores.